Agave

Protocolo de empréstimos

Esta página reflete a proposta inicial do Agave. O protocolo ainda está em desenvolvimento e esta página pode estar incompleta ou imprecisa.

Visão geral

Agave é um protocolo de mercado financeiro descentralizado e sem custo, onde usuários podem participar como investidores ou requerendo empréstimos. Agave é um fork de Aave em xDai.

Investidores fornecem liquidez ao mercado para obter uma renda passiva, enquanto mutuários podem pedir empréstimos de uma forma sobre-colateralizada ( perpetuamente) ou de uma forma sub-colateralizada ( liquidez de um bloco, empréstimos instantâneos, por exemplo).

Como funciona?

Usuários depositam tokens no protocolo e recebem um token aToken em retorno. Em seguida, esse token acumula juros. Além disso, ao depositar, usuários podem permitir que seu depósito seja utilizado como garantia e, assim, utilizá-lo para emprestar outros ativos. Isso é funcionalmente o equivalente a oferecer facilidade de alavancagem. Por exemplo, caso um usuário deposite HNY, ele poderá usá-lo como garantia para emprestar DAI e comprar mais HNY.

Capacidades

Empréstimos

Usuários podem emprestar tokens ao protocolo. Juros são determinados dinamicamente pela taxa de utilização do token no protocolo. Assim, à medida que a oferta do token diminui, a taxa de juros aumenta.

Requerimento de empréstimos

Após um usuário requerer um empréstimo utilizando o protocolo, ele terá uma linha de crédito disponível.

Empréstimo delegado

Os credores podem estender sua linha de crédito para outros endereços. Isso efetivamente abre a possibilidade aos usuários que não tem nada depositado no Agave emprestarem do protocolo sem capital.

Empréstimos instantâneos

Os empréstimos instantâneos do Agave são melhores do que a maioria dos oferecidos na mainnet. Usuários podem pegar vários tokens emprestados na mesma transação. Além disso, os empréstimos instantâneos no Agave não necessitam pagamento total na mesma transação: parte do empréstimo pode ser adicionada como dívida se o usuário tiver garantia suficiente no protocolo.

Token

O Agave tem um token utilizado principalmente na governança sobre o protocolo. Veja seguir suas funções:

Adicionar e remover tokens do mercado

•Ativar e desativar a capacidade da utilização de tokens específicos como garantia.

•Definir taxas de garantia LTV máximo ( Loan to value rate ou, taxa de empréstimo ao valor)

•Limite de liquidação

•Penalidade na liquidação

•Utilização como garantia empréstimo estável

O token também pode ser depositado, o que dá aos que possuem Agave a possibilidade de obter rendimento com o próprio token. O conjunto de tokens depositados é utilizado como seguro no caso de déficit.

Como isso beneficia a 1Hive?

Atualmente, temos a Honeyswap, que permite aos usuários a negociação em xDai com taxas de transação extremamente baixas. Dado o volume relativamente baixo, as taxas totais geradas na Honeyswap são bastante baixas ( 0,3% por transação) e, estas taxas subsidiam os provedores de liquidez, permitindo-lhes gerar HNY. Isso teve resultados mistos.

Com o Agave, permitimos que usuários ganhem um rendimento em tokens utilizados na liquidez da Honeyswap sem um subsídio em HNY. Ele também adiciona incentivos extras aos provedores de liquidez, dando-lhes um fluxo adicional de receita acima das taxas geradas na Honeyswap.

Um dos recursos mais poderosos em DeFi é a sua capacidade de composição. Atualmente, a Honeyswap não pode ser combinada com outros protocolos de DeFi porque está em uma rede separada. Com o Agave, agora temos outro protocolo em xDai, tornando-o mais "aderente''.

Embora seja um fork de Aave, nós vamos usá-lo como base para um protocolo que se adapte às necessidades da comunidade 1Hive.

A listagem do token Agave será mais simples do que no Aave. Através do Celeste, qualquer pessoa pode adicionar um token ao mercado depositando Agave. Caso um token não atenda ao Acordo Aragon associado, Celeste pode ser utilizado para contestar.

Estas são algumas maneiras pelas quais o Agave fornecerá mais utilidade ao HNY, fazendo assim seu valor crescer.

Last updated